Como escrever uma manchete sensacionalista

14 novembro, 2009 at 02:41 (Uncategorized)

Do Portal BOL:

“Mulheres bonitas, ou são burras ou são vagabundas”, diz Megan Fox

dito assim, parece que a bonita Megan Fox deu um tiro no próprio pé com a declaração.

Mas eis que a fonte original da notícia, a Folha Online, vem com um título mais apropriado:

“Mulheres bonitas são consideradas burras ou vagabundas”, diz Megan Fox

note que o acréscimo de uma palavra – consideradas – muda todo, mas todo mesmo, sentido da frase. É como se Megan Fox dissesse uma coisa oposta ao que o Portal Bol disse que ela disse.

Claro que a notícia repercute uma entrevista em que a atriz reclama do preconceito que diz sofrer de algumas mulheres, que a consideram ou burra ou vagabunda, só porque ela é bonita. E o óbvio ululante é que ela discorda dessa opinião das mulheres, discordância que a manchete do Portal BOL ignora.

Mas veja o mais engraçado: eu soube do fato através do BOL, apesar de ter lido a manchete na primeira página da Folha e passado direto. Ou seja, a editoria do Portal BOL, enganadora, atingiu seu objetivo, que era fazer o leitor da manchete clicar no link e visualizar a notícia completa. Coisa que a Folha, por refletir em sua manchete a verdade dos fatos, não conseguiu.

Acontece que:

A Folha fala de um cachorro que mordeu um homem.

O BOL fala de um homem que mordeu um cachorro.

Em qual manchete você clicaria?

Em busca do novo, do inusitado, da notícia que tem o potencial de mudar um pouco sobre o que a gente pensa do mundo, a gente clica, claro, na manchete que diz que uma mulher bonita declarou que mulheres bonitas são burras ou vagabundas.

E aí que, quando a gente percebe que foi enganado, a e anotíca não diz nada do que anuncia, resta comentar que:

1) Megan Fox reproduz o discurso misógino segundo o qual “as mulheres estraçalham umas às outras” e “O instinto que prevalece entre as mulheres é atacar a jugular”. Aquele papinho besta de que homens são amigões e mulheres são invejosas e só querem se destruir.

2) Megan Fox é incoerente: ao mesmo tempo que vive o infortúnio feminino de estar sempre sendo observada, julgado por sua aparência, objetificada enquanto um ser que serve apenas pra ser apreciado etc; ao mesmo tempo, se diz “satisfeita com sua capacidade de manipular a mídia, aproveitando-se da imagem de mulher sexy que tem”. Ora, ou você é linda, sexy e expõe seu corpo ao mundo como uma embalagem muito bem acabada, e agarra todos as benesses e deconfortos que isso traz, ou faz o contrário, e vive (ou tenta viver) como um ser completo.

Não se pode ter o bolo e comê-lo ao mesmo tempo.

Anúncios

2 Comentários

  1. leticia nery da silva tomais said,

    Era duas melhores amigas o nome delas e vitoria e leticia a leticia pesou que a vitoria era uma amiga verdadeira mas a vitoria era falsa um dia as meninas do colegio pre-medico do 6 ano B falarão para a vitoria que a leticia tava falando mau da vitoria mas era mentira e a vitoria ficou mau com a leticia e a leticia como era a melho amiga dela ficou triste com que a vitoria fes e com tou todos os segredos da leticia para a escola toda bom o que nos apredemos com iso que nos não devemos comfiar no homem porque na biblia diz que o maudito e a pesoua que comfia no homem. amigos verdadeiros e a familia de voçes beijosss não esquesi o que vcs aprendero hoje beijosssssss n o ♥

    • gargamel said,

      Ainda acho mais confiável o homem, do que a sua escrita.

      Você ainda está estudando no pré?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: