Sobre a didática

1 novembro, 2009 at 01:02 (Uncategorized)

Então agora eu sou professor.

E fico lembrando de uma professora que eu tive.

Dessas que sentam na cadeira ao lado, e viram professoras só quando o vizinho não entende bulhufas de um assunto aleatório.

numeros

Era aquela chatice de conjuntos, matemática elementar. Quando o conjunto é fechado o último número está contido nele; quando, ao contrário, ele é aberto, o último número não participa.

Então eu não conseguia entender isso de jeito nenhum. Toda vez num colchete aberto/fechado era aquela confusão. Não havia lógica aristotélica que me fizesse ligar a participação do número com a abertura ou não do colchete.

E seguiria nesse infortúnio não fosse a didática fina da mestra, com carinho.

Ela pegou um lápis/caneta/corretivo/borracha, qualquer coisa em cima da mesa. Abraçou com a palma da mão ossuda (de colchetes), como se um número fosse, e disse:

– Fechado, o número participa. Suspenso no ar, aquele número-caneta realmente participava.

Abriu a mão, lançando o número-amante para longe de si, vencendo a inexorável atração que sua presença de ressaca exercia sobre tudo ao redor.

E sobre mim.

Então o número-borracha caiu. Do alto, a mão aberta da professora apreciava a tristeza melancólica da borracha. Ela concluiu:

– Aberto, não participa. Não participava mesmo, me convenci.

E foi com essa sutileza que eu aprendi a relação entre colchetes e números, essa dinâmica de conjuntos matemáticos.

Era uma manhã de fevereiro e talvez chovesse.

1 Comentário

  1. Eduardo Santos said,

    Memória privilegiada a sua, hein!

Deixe um comentário

